top of page
Buscar

Bullying

  • Foto do escritor: Ligia Estanqueiros
    Ligia Estanqueiros
  • 20 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

O que é?

É definido como: “um conjunto de atitudes agressivas intencionais e repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outros (s), causando dor, angustia e sofrimento.”


O bullying possui qualidades próprias, dentre elas, talvez a mais grave, seja a característica de causar “traumas” ao psiquismo de suas vítimas e envolvidos. Ele está presente não apenas no contexto escolar, mas também em todos os contextos que existem relações interpessoais.


A agressão ocorre intencionalmente, repetidas vezes, sem motivação aparente e promove dor e angústia. O agredido se sente impotente, sem capacidade de se defender. Além de vivenciar uma relação desigual de forças e poder.


Existem vários tipos de bullying: verbal, físico, material, moral, sentimental, psicológico, sexual e virtual.




Por que a pessoa pratica o bullying?


É comum, a pessoa que pratica bullying querer ser o mais popular, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. Isso tudo leva o agressor a atingir o colega com repetidas humilhações ou depreciações. Isso acontece, pois, este além de ainda não ter criado recursos de transformar a raiva em dialogo, está em um grande sofrimento psíquico


Os agressores podem parecer fortes, mas o desejo de se sentirem poderosos deflagra o sentimento de insegurança inconsciente. Inseguros procuram valorizar-se e impor-se através destes atos de violência. Fazem-no em grupo porque sozinhos muitas vezes sentem que não valem nada. Não são capazes de o admitir, claro.


Melanie Klein, psicanalista, apresenta na década de 1940 um conceito bastante importante da identificação projetiva, na qual o sujeito tem a ilusão de livrar-se de partes de si, intoleráveis, projetando para o Outro. Este mecanismo proporciona ao sujeito uma sensação de onipotência.


Dessa forma, as vítimas do bullying são aparentemente portadoras do material psiquicamente intolerável por parte dos agressores. Os agressores projetam nas vítimas questões inconscientes insuportáveis. Portanto percebe-se intenso sofrimento psíquico.


Os sentimentos da pessoa vítima de Bullying:


No âmbito escolar o bullying tem se observado cada vez mais, mesmo com o aumento de informações sobre o tema. Os principais sentimentos são:


- Medo de ser excluído

-Medo de perder os amigos -Dor -Angustia - As crianças ou adolescentes ficam mais tristes, deprimidos e isolados - Muitas vezes, não querem mais ir para a escola - Colocam-se para baixo, aumentando defeitos e diminuindo qualidades - Em alguns casos, tornam-se pessoas agressivas A necessidade de acompanhamento psicológico Dessa forma, tanto a vítima quanto o agressor necessitam de acompanhamento psicológico, visto que além do sofrimento e trauma psíquico, apresentam questões emocionais que podem estar prejudicando sua qualidade de vida e seu desenvolvimento bio-psíquico-social. Agressões mal resolvidas na infância, podem causar depressão a curto prazo e fobia social a longo prazo.


 
 
 

Comments


©2023 - Por Ligia Estanqueiros. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page