top of page
Buscar
Foto do escritorLigia Estanqueiros

Não existe cura para o que não é doença!

A homossexualidade deixou de constar no rol de doenças mentais classificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) há mais de 20 anos, no entanto, ainda há pessoas que insistem em tratá-la como patologia e propõem formas de cura.





De acordo com A Resolução do Conselho Federal de Psicologia 001/99 orienta profissionais da área a não usar a mídia para reforçar preconceitos contra os homossexuais nem propor tratamento para curá-los. Visto que homossexualidade não é doença.


A sexualidade humana é um espectro de variações, com tons e cores diferentes. Cada um encontra seu ponto dentro deste espectro. Pessoas se gostam, se curtem e se amam. Onde está a “doença” nisso?


Freud expõem em 1935, em sua carta a uma mãe que lhe pedia ajuda para seu filho gay. “A homossexualidade não pode ser considerada uma doença. Nós a consideramos como uma variante da função sexual”, escreve Freud, acrescentando que a psicanálise pode fazer outra coisa por seu filho, mas não curá-lo. “Se ele se sentisse infeliz por causa de milhares de conflitos e inibições em relação à sua vida social, a psicanálise poderia lhe proporcionar tranquilidade, paz psíquica e plena eficiência. ” Em sua carta à senhora, Freud também lembra que “grandes homens da antiguidade e da atualidade foram homossexuais, e entre eles algumas das figuras mais proeminentes da história, como Platão, Michelangelo, Leonardo da Vinci etc”. E acrescenta: “É uma grande injustiça e crueldade perseguir a homossexualidade como se fosse um crime”.


O que fazer quando alguém procura um psicólogo ou psicanalista buscando a cura gay?


A primeira coisa que um psicólogo/ psicanalista pode dizer a quem pede ajuda para deixar de ser homossexual.: “Não posso curá-lo porque você não está doente, nem fisicamente nem mentalmente”.



como a psicanálise pode ajudar?



O psicanalista busca trabalhar as questões do sujeito que perpassam pela sua aceitação, como escreveu Freud, para que “se aceite e se ame” como é. A psicanálise pode reforçar a aceitação de sua condição aliviando a dor que vem com o peso dos preconceitos sociais ou do ambiente hostil em que pode estar vivendo sua sexualidade.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page